TIPOS DE CAMINHÕES MAIS UTILIZADOS NO TRANSPORTE DE CARGAS?

QUAIS OS TIPOS DE CAMINHÕES MAIS UTILIZADOS NO TRANSPORTE DE CARGAS?

agosto, 31 - 2017 09:11

Entender os tipos de caminhões, categorias e sua capacidades de carga é a solução para definir o melhor veículo para cada frete. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), órgão máximo no sistema nacional de trânsito, estabeleceu limites legais para dimensões, Peso Bruto Total (PBT) e peso por eixo para todos os veículos de cargas terrestres. Apresentaremos agora os principais modelos de veículos encontrados no transporte rodoviário de cargas.

Tipos de Veículos

Veículo Urbano de Carga -VUC

Caminhão com Largura Máxima de 2,2 metros e Comprimento Máximo de 6,3 metros. Sua capacidade de carga máxima é de 3 toneladas e a emissão de poluentes é limitada.

Veículo Leve de Carga -VLC

Caminhão com Largura Máxima de 5,5 metros e Comprimento Máximo de 6,3 metros. Sua capacidade de carga máxima é de nove toneladas e a emissão de poluentes é limitada.

Caminhões 3/4

Este modelo tem limite máximo de carga de 4 toneladas, É um veículo com dois eixos. contudo o peso suportado depende da distância entre os eixos e o tamanho da carroceria.

Caminhões Toco

O comprimento máximo desse caminhão é de 14 metros e possui dois eixos simples , um deles localizado na parte da frontal e outro na parte traseira. A capacidade de Carga é de até 6 toneladas e peso bruto máximo de 16 toneladas, É um veículo com dois eixos. contudo o peso suportado depende da distância entre os eixos e o tamanho da carroceria.

Caminhões Truck

O comprimento máximo desse caminhão é de 14 metros, igual ao caminhão toco, e possui dois eixos duplos, um deles localizado na parte da frontal e outro na parte traseira, sendo o traseiro responsável pela força do motor . Peso bruto máximo de 23 toneladas.

Carretas

As carretas possuem duas partes bem características, uma delas é constituída pela força do motor, cabine, rodas de tração e a outra pela a ser carga transportada. A parte onde está localizado o motor é chamado de cavalo mecânico, e o mesmo pode estar unido a um ou mais semirreboques, que é o módulo de carga.

Carreta com dois eixos: comprimento máximo de 18,15 metros, peso bruto máximo de 33 toneladas. A sua estrutura inclui cavalo mecânico (dois eixos) e semirreboque com outros dois eixos.
Carreta com três eixos: comprimento máximo de 18,15 metros, peso bruto suportado de 41,5 toneladas. O cavalo mecânico possui dois eixos.
Carreta cavalo trucado: comprimento máximo de 18,15 metros, o semirreboque possui três eixos e conta com um cavalo mecânico trucado, peso bruto de 45 toneladas.
Bitrem: conta com duas articulações (quinta roda do caminhão e quinta roda do semirreboque) e uma combinação com sete eixos que suporta até 57 toneladas. Geralmente, possui um cavalo mecânico trucado tracionando os semirreboque.
Rodotrem: formado por dois semirreboques ligados por um intermediário chamado Dolly, sendo estes tracionados por um cavalo mecânico trucado. O rodotrem possui três articulações (quinta roda, engate dianteiro e quinta roda do Dolly). O veículo aceita um peso máximo de 74 toneladas, e para transitar necessita uma autorização especial de trânsito.

Os veículos mais usados nas cidades no intuito de transportar cargas e fazer fretes são os veículos comerciais e os utilitários, como os modelos HR e Fiorino.
HR - utilitário da Hyundai consegue transportar carga máxima de aproximadamente 1.800kg.
Fiorino- é classificado como um veículo comercial e possui uma capacidade de carga de 650 kg.

VOLTAR AO BLOG

TRANSPORTADORA DE CARGAS DE SÃO PAULO PARA TODO O BRASIL

FAÇA AGORA MESMO UMA COTAÇÃO

TOPO